Armadura de Clave
De forma a reduzir o número de acidentes no momento de escrever a música, recorremos ao uso de Armaduras de Clave. Estes acidentes, escritos entre a clave e a fórmula de compasso, afetam todas as notas correspondentes à posição em que eles estão, através de toda a música, incluindo as outras oitavas.
No exemplo abaixo, todos as notas Fá e Dó, serão tocadas com sustenidos. O Sol do primeiro compasso também é sustenido, e o Dó do segundo compasso é natural devido ao bequadro. O último Sol não precisa do bequadro, já que o sustenido estava no compasso anterior, mas às vezes ele á escrito por segurança:
Aescala maior de Dó e a escala menor natural de Lá, não possuem nenhuma nota alterada. Mas para se construir estas escalas, começando em quaisquer outras notas, é necessário que se altere (através do uso de acidentes) uma ou mais notas. Por exemplo, na escala de Sol Maior é necessário alterarmos a nota Fá com um sustenido. Se quisermos compor uma melodia em Sol maior, deveremos alterar todas as notas Fá. Para evitar que tenhamos que escrever tantos acidentes, usamos as armaduras de clave.
A armadura de clave é colocada no início de cada pauta, entre a clave e a fórmula de compasso.
No fragmento melódico acima todas as notas Fá são sustenidos. Se quisermos escrever um fá natural, devemos colocar o sinal de bequadro antes da nota.
As escalas com sustenidos em sua armadura de clave são as seguintes:
As escalas com bemóis em sua armadura de clave são as seguintes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário